Olá, seja bem-vindo(a)!
Este blog foi criado para a troca de informações entre professores e estudantes que desejam enriquecer seu repertório sobre arte. O objetivo principal é reunir, neste espaço, informações relacionadas à arte, como dicas, textos, vídeos, links, curiosidades e eventos. Como uma extensão da sala de aula, espero que as informações auxiliem na aprendizagem e pesquisa,procurando sanar algumas dúvidas. Bons estudos!
Ainda não conseguiu comprar todas os presentinhos para quem gostaria? Faltam ideias novas e diferentes daquelas de todo ano? Tem gente que tem ideia de sobra... Olha só o que a Simone, do blog Recicla Design Brasil já colocou de ítens para ajudar nessas horas...
Confira essas e outras dicas do blog "Recicla Design" da Simone, tudo com explicação passo-a-passo para quem quiser abusar da criatividade nos presentes...
Se você ainda não estiver com o espírito natalino, saiba que tem gente que cria e recria em qualquer época do ano, com a mesma facilidade que respira... E, é claro, o Natal é uma ótima fonte de inspiração.
Encontrei através do blog Recicla Design Brasil, da Simone http://recicladesignbrasil.wordpress.com/, que também tranborda criatividade (vou colocar uma matéria sobre seu trabalho e seu blog em breve!), o trabalho de Babi Castellani, que reutiliza vários materiais que jogamos fora ou não damos importância, para produzir peças lindas e únicas! Vale a pena conferir e se inspirar...
Admirem algumas fotos e visitem seu blog para conhecer mais sobre seu trabalho:
Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).
Flip book
Exemplo de animação feita com um flip book.
Um folioscópio1 ou flip book é uma coleção de imagens organizadas seqüencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina.
Muito popular nos final do século XIX e início do século XX, mas ainda fabricados hoje, o flip book é o termo em inglês, também conhecido por seu nome francês, folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso").
Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.
Separei alguns vídeos de animação que acho bem criativos e estarei acrescentando outros em breve... Espero que curtam!
Dicas para fazer uma animação "stopmotion":
- Faça um storyboard ( história quadro a quadro), como um rascunho, do que deseja ter ou contar na sua animação;
- Você precisa ter uma sequência de imagens desenhadas que podem ser escaneadas ou fotografadas, pois é preciso que estejam digitalizadas;
- Pode-se também partir de fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem e até mesmo brinquedos ou objetos podem ser animados;
- É importante se preocupar com o cenário/fundo da animação. Se forem figuras feitas de massinha, de argila ou qualquer brinquedo ou objeto tridimensional, o seu cenário também precisa ser, e vale utilizar uma caixa de papelão que é bem mais prático para montar e fotografar. Se as figuras forem de recortes de papel, você pode fazer um cenário numa folha, colando o que irá compor o fundo ou deixando soltas para apacerem e se movimentarem como quiser.
- Pode criar também utilizando o programa "Paint", onde pode desenhar, colar, recortar e remontar a imagem como quiser, salvando cada uma que criar como sequência;
- Depois que estiver com todas as imagens prontas, é preciso que utilize um programa para "animar" as imagens. Algumas pessoas utilizam o Power Point, que é preciso inserir cada imagem em um slide e acertar a velocidade da transição dos slides para dar a impressão de movimento. Também pode acrescentar música e slides de abertura e créditos;
- Outro programa que acho mais prático é o Movie Maker, onde é preciso iniciar importando as imagens digitalizadas ou as fotos de seu computador e depois arrastá-las para a caixa de storyboard, formando a sequência;
- Tenho dois tipos de Movie Maker, e o Movie Maker 2.6 é o que você precisa arrastar as imagens depois que importá-las para a caixa de storyboard;
- Depois que as imagens estiverem no storyboard, vá para "Editar Filme", "Efeitos de Vídeo", e copie o efeito "Aumentar a velocidade";
- Cole esse efeito em todas as fotos, pelo menos 3 vezes(ficarão com 0,63seg), selecionando-as todas de uma vez no storyboard. Todas as imagens estão com 5 segundos de transição, e, quando faz isso, diminui o tempo pela metade em cada vez. Se não fizer isso, as fotos irão passar bem devagar e não ficará "animada".
- Já o Live Movie Maker, quando você adiciona as fotos, elas ficam prontas para os acertos que quiser e para alterar o tempo de transição;
- Para alterar o tempo de transição das imagens, depois que importá-las, clique na aba da parte superior da tela "Ferramentas de vídeo" e altere a duração das imagens para 0,50segundos. Faça um teste e verá que elas já estarão animadas.
- Em qualquer Movie Maker, é possível acrescentar títulos, introdução, créditos e músicas, basta clicar nos ícones na tela principal.
-Enquanto está fazendo sua animação, você pode salvar sempre como Projeto do Movie Maker,cada vez que for parar e deixar pra continuar outro dia em seu computador. Esse projeto não dá pra ser levado pra outro computador,salvando em pendrive ou outra mídia, pois é só um projeto.
- Depois de tudo pronto, é preciso salvar como filme para gravá-lo em alguma mídia ou arquivo e esse filme você pode salvar em um pen drive ou cd e transportar ou enviar para onde quiser.
- Propostas de Trabalho utilizando as vanguardas e seus artistas
- Vídeo Musical "70 Million" de Hold Your Horses - brincam com obras de várias épocas
- Vídeo Animação "Kunstbar" - obras das vanguardas na forma de desenho numa história
Imagem de: www.informe10.com
Pintura Rupestre: origem das artes plásticas
Arte na Pré-História
As primeiras obras de arte datam do período Paleolítico. Entre as obras mais antigas já
encontradas estão pequenas estátuas humanas como, por exemplo, a Vênus de
Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os mais conhecidos conjuntos de
pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam de
30000 a.C. a 12000 a.C.; e em Lascaux, na França de 15000 a.C. a 10000
a.C. , onde se encontram pinturas rupestres de animais, como: cavalos, bisões, rinocerontes.
Estas pinturas indicam rituais ligados à caça. As imagens
demonstram um naturalismo e evoluem da monocromia à policromia entre os
anos de 15000 a.C. a 9000 a.C.
Arte Mesopotâmica
Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Na região entre os rios Tigre e Eufrates desenvolveu-se a civilização mesopotâmica. Nesta região, sumérios, babilônios, assírios, caldeus e
outros povos desenvolveram uma arte que demonstra a religiosidade e o poder dos
governantes. São touros alados, estatuetas de olhos circulares, relevos em
paredes representando guerras e conquistas militares e animais e pictogramas
representando fatos da realidade daqueles povos.
Máscara de Tutankhamon
Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Arte no Egito
No Antigo Egito as obras de arte possuíam um
possui forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser
explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há
representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em escrita hieroglífica. As pinturas eram
feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da
nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais
da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e
sem perspectiva artística.
Templo Partenon
Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Arte na Grécia Antiga
A cultura e a arte minóica desenvolveu-se na ilha grega de Creta. Nas pinturas
dos murais as cores diversificadas mostram-se fortes e vivas. Desenhos de
touros, imagens abstratas, símbolos marinhos e animais ilustram a cerâmica.
O período clássico da arte grega é a época de maior expressão da arte
grega. A natureza é retratada com equilíbrio e as formas aproximam-se da
realidade. A perspectiva aparece de forma intensa nas pinturas gregas deste
período. Nas esculturas de bronze e mármore, destacam-se a harmonia e a
realidade. Os principais escultores são Mirón, Policleto, Fídias, Praxíteles. A
arquitetura e a ornamentação de templos religiosos, como o Partenon, a acrópole de Atenas e o templo de Zeus na cidade de Olímpia mostram
força e características expressivas.
No período helenístico,
ocorre a fusão entre as artes grega e oriental. A arte grega assume aspectos da
realidade, fruto do domínio persa. Nas esculturas verifica-se dramaticidade e
as formas decorativas em excesso. Entre as obras mais representativas deste
período estão: Vitória da Samotrácia , Vênus de Milo e o templo de Zeus, em na
cidade de Pérgamo.
Arte Romana do Ocidente e do Oriente (Arte
Bizantina ) Com forte
influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os
modelos e elementos artísticos e culturais dos gregos e chega a
"copiar" estátuas clássicas. É a época da construção de monumentos
públicos em homenagem aos imperadores romanos. A pintura mural recorre ao
efeito tridimensional. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão
Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período.
No Império Romano do Oriente ( Império Bizantino) com capital em Constantinopla
(antiga Bizâncio), aparece a arte bizantina, sob forte influência da
Grécia . Podemos destacar as pinturas murais, os manuscritos, os ícones religiosos
e os mosaicos de cores fortes e brilhantes, carregados de profundo caráter
religioso.
Santa Ceia - Leonardo DaVinci Imagem de: www.geocities.ws
Arte Renascentista: O Renascimento Cultural (séculos XV e XVI) Os
elementos artísticos da Antiguidade clássica voltam a servir de referência
cultural e artística. O humanismo coloca o homem como centro do
universo ( antropocentrismo ). São características desta época : uso da técnica
de perspectiva, uso de conhecimentos científicos e matemáticos para
reproduzir a natureza com fidelidade. Na pintura, novas técnicas passam a ser
utilizadas : uso da tinta a óleo, por exemplo, buscava aumentar a ilusão de
realidade.
A escultura renascentista é marcada pela
expressividade e pelo naturalismo. A xilogravura passa a ser muito utilizada
nesta época. Entre as pinturas destacam-se: O Casal Arnolfini, de Jan van
Eyck; A Alegoria da Primavera, de Sandro Boticcelli; A Virgem dos Rochedos,
Monalisa e A Última Ceia de Leonardo da Vinci; A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio; o teto da Capela Sistina e a escultura Davi de Michelangelo Buonarotti.
Maneirismo (século XVI)
Ao romper com as referências clássicas de idealização da beleza, o maneirismo
diferencia-se por suas imagens distorcidas e alongadas. A natureza é
representada de forma distorcida e realista, sendo que as figuras bizarras
aparecem com freqüência. Obras mais importantes do maneirismo: O Juízo Final,
de Michelangelo; A Crucificação, de Tintoretto; e O Enterro do Conde de Orgaz,
de El Greco.
A arte barroca destaca a cor e não o formato do
desenho. As técnicas utilizadas dão um sentido de movimento ao desenho. Os
efeitos de luz e sombra são utilizados constantemente como um recurso para dar
vida e realidade à obra. Os temas que mais aparecem são: a paisagem, a
natureza-morta e cenas da vida cotidiana.
Obras barrocas mais conhecidas: A Ceia em Emaús, de Caravaggio; A Descida da Cruz, de Peter
Paul Rubens; A Ronda Noturna, de Rembrandt; O Êxtase de Santa Teresa, de
Gian Lorenzo Bernini; As Meninas, de Diego Velásquez; e Vista de Delft, de Jan
Vermeer.
Rococó (1730 a 1800)
Rococó, J. H. Fragonard, Sessão musical, c. 1754
O estilo rococó é marcado por pinturas com tons claros, com linhas curvas e
arabescos. O estilo é bem decorativo e a sensualidade aparece em destaque. Os
afrescos ganham importância e são utilizados na decoração de ambientes
interiores.
Artistas mais importantes do rococó: Jean-Antoine Watteau, Giovanni Battista
Tiepolo, François Boucher e Jean-Honoré Fragonard.
Jacques-Louis David
Neoclassicismo (1750 a 1820)
Novamente os elementos e valores da arte clássica ( grega e romana ) são
resgatadas.. Há uma incidência maior do desenho e da linha sobre a cor. O
heroísmo e o civismo são temas muito explorados neste período.
Principais obras: Perseu com a Cabeça da Medusa, de Antonio Canova; O Parnaso,
de Anton Raphael Mengs; O Juramento dos Horácios e A Morte de Sócrates, de
Jacques-Louis David; e A Banhista de Valpinçon, de Jean-Auguste-Dominique
Ingres.
Romantismo nas artes plásticas
(De 1790 a 1850)
Eugene Delacroix - "A liberdade guiando o povo"
Subjetividade e introspecção, sentimentos e sensações são características deste
período. A literatura romântica, os elementos da natureza e o passado são
retratados de forma intensa no romantismo.São representantes desta época o
artista Francisco Goya y Lucientes. Algumas de suas
principais pinturas são: A Família de Carlos IV, O Colosso e Os Fuzilamentos do
Três de Maio de 1808. Outras obras românticas : A Balsa da Medusa, de Théodore
Géricault; A Carroça de Feno, de John Constable; A Morte de Sardanapalo, de
Eugène Delacroix; e O Combatente Téméraire, de
Joseph William Turner.
Realismo(De 1848 a 1875)
Millet - "As respigadeiras"
O realismo destaca a realidade física
através da objetividade científica e crua. Estas obras são inspiradas pela vida
cotidiana e pela paisagem natural. Aparecem fortes críticas sociais e elementos
do erotismo, provocando criticas dos setores conservadores da sociedade
europeia do século XIX. Principais pinturas: Enterro em Ornans, de Gustave
Courbet; Vagão de Terceira Classe, de Honoré Daumier; e Almoço na Relva, de
Édouard Manet.
Impressionismo (De 1880 a 1900)
Claude Monet
Através da luz e da cor os artistas do impressionismo buscam atingir a
realidade. As obras são feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural. Obras
mais conhecidas: Impressão, Nascer do Sol, de Claude Monet, A Aula de Dança, de Edgar Degas; e O Almoço dos Remadores, de
Auguste Renoir.
Pós-impressionismo
É o período marcado pelas experimentações individuais. Os artistas buscam
a realidade e imitam a natureza, utilizando recursos de luz e cor. O cromatismo
é muito utilizado. As cores mais intensas são exploradas por Vincent Van Gogh
com pinceladas fortes e explosivas, como em Noite Estrelada. Henri de Toulouse-Lautrec usa a técnica da litogravura.
Expressionismo
Edward Munch - "O Grito"
Artistas plásticos de diferentes períodos são considerados precursores do expressionismo, entre eles Goya, Van Gogh, Gauguin e James Ensor. O expressionismo pode ser considerado como uma postura assumida em diversas formas de manifestação artística durante o século XX. Vários artistas desta trabalham nessa linha, sem ligar-se a movimentos ou a grupos. Podemos citar alguns: Edvard Munch, Emil Nolde, Amedeo Modigliani, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Chaim Soutine, Alberto Giacometti e Francis Bacon.
Pablo Picasso
Cubismo (de 1908 a 1915 )
Este estilo rompeu com os elementos artísticos tradicionais ao apresentar
diversos pontos de vista em uma mesma obra de arte. As formas geométricas são
utilizadas muitas vezes para representar figuras humanas. Recortes de jornais,
revistas e fotos são recursos utilizados neste período. São obras
representativas desta época: Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso, e Casas em L'Estaque, de
Georges Braque.
Marcel Duchamp
Dadaísmo (Décadas de 1910 a 1920)
Revolucionário, anárquico e anticapitalista, o dadaísmo, prega o absurdo, o
sarcasmo, a sátira crítica e o uso de diversas linguagens, como pintura,
poesia, escultura, fotografia e teatro. Destacam-se os artísticas: Hugo Ball, Hans Arp, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Max Ernst, Kurt Schwitters,
George Grosz e Man Ray.
Arte Surrealista (Década de 1920)
Salvador Dali
Os artistas exploram o inconsciente e as imagens que não são controladas
pela razão. O surrealismo usa associações irreais, bizarras e provocativas. O
rompimento com as noções tradicionais da perspectiva e da proporcionalidade
resulta em imagens estranhas e fora da realidade.
Obras: Auto-Retrato com Sete
Dedos, de Marc Chagall; O Carnaval do Arlequim, de Joan Miró; A Persistência da Memória, de Salvador Dali; A Traição das Imagens, de René
Magritte; e Uma Semana de Bondade, de Max Ernst, são algumas das obras mais
representativas.
Andy Warhol
Pop Art (Década de 1950)
As histórias em quadrinhos e a mídia visual e impressa são os elementos de
referência da pop art. Humor e crítica ao consumismo são constantes nas obras de pop
art. Artistas mais conhecidos: Richard Hamilton, Allen Jones, Robert
Rauschenberg, Jasper Johns, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom
Wesselman, Jim Dine, David Hockney e Claes Oldenburg.
Arte Conceitual (Década de
1960)
Textos, imagens e objetos são as referências artísticas deste tipo de arte. A
obra deve ser valorizada por si só. Um dos meios preferidos dos artistas
conceituais é a instalação, ou seja, um espaço de interação entre a obra e o
espectador. Até mesmo a televisão e o vídeo são usados nas instalações.
Destacam-se os seguintes artistas: Joseph Beuys, Joseph Kosuth, Daniel Buren,
Sol Le-Witt (principal representante do Minimalismo) e Marcel Broodthaers, Nam June
Paik, Vito Acconci, Bill Viola, Bruce Naumann, Gary Hill, Bruce Yonemoto e
William Wegman.
Algumas propostas de trabalho com as vanguardas e seus artistas:
1 - Folheto de Divulgação de um artista
Que tal produzir um folheto para um dos artistas das vanguardas? Há muitas curiosidades sobre eles que seria interessante poder divulgar. Você pode ter recebido por sorteio um artista e agora precisa pesquisar sobre ele, investigando em várias fontes para então separar tudo o que achar importante para colocar no folheto. Vale acrescentar algumas obras e também até uma foto dele.
Para ter dicas, clique em Passo-a-Passo/Como fazer folhetos neste blog e descubra como utilizar o programa Publisher para fazer o folheto ou o Word.
Depois de pronto, é só pensar em uma maneira bem criativa de apresentar seu artista para seus colegas de classe!
2 - Recriação de uma obra de arte das vanguardas
Do mesmo artista que fez o folheto, você pode escolher uma de suas obras e fazer uma recriação de várias maneiras, explorando as linguagens da Música, do Teatro ou Visuais:
- Música: Observe bem a obra e imagine que música poderia compor sobre ela. Descreva em sua letra seus detalhes, cores, estilo, o tema de inspiração do artista... Pode ser uma paródia ou uma criação original. Para apresentá-la, se souber tocar um instrumento, vai ficar show no acompanhamento! Caso não souber, pode ser à Capela (só a voz) ou com um acompanhamento gravado (karaokê). Leve a letra para que seus colegas de classe possam interagir e participar, vai ser divertido!
- Teatro: Crie uma breve encenação que se inicie imitando a imagem do quadro, congelada (estátua) e desenrole uma história engraçada, trágica, ou como quiser... Porém, no final, termine com a cena do quadro congelada novamente.
- Visuais: Escolha uma técnica, conforme a obra, que pode ser pintura ou colagem, com os materiais que forem mais favoráveis para manter as características da obra do artista. Não se preocupe em criar uma cópia, mas sim, em incluir elementos atuais e recriá-la, com a sua versão.
3 - Museu Virtual
Crie uma exposição virtual, como uma "curadoria", com um movimento artístico da vanguarda (pode ser o mesmo do artista que você fez o folheto). Separe num arquivo em seu computador as obras e suas legendas (título, artista, data, ... site em que encontrou). A proposta do museu virtual é uma exposição em vídeo, que pode ser com o programa Power Point ou o Movie Maker.
Crie um slide inicial, com um nome para a exposição (pode colocar alguma imagem), em outro, elabore um texto de introdução sobre o que será visto na exposição. Nos seguintes, coloque uma obra em cada, com sua legenda. Quando tiver terminado as obras (pelo menos 10), coloque a Bibliografia (fonte pesquisa/origem das imagens) e, num último slide, os seus dados (nome da escola, ano, nomes do grupo, série).
Não se esqueça de configurar o tempo adequado para a visualização das imagens e leitura dos slides, para que não seja muito rápido. Pode acrescentar um fundo musical adequado.
Bom Trabalho!
Para se divertir aprendendo...
- Vídeo Musical "70 Million" de Hold Your Horses - recriam obras de várias épocas em seu clipe...
Vídeo com as obras que foram utilizadas e como eles se configuraram
- Vídeo Animação "Kunstbar" - obras das vanguardas na forma de desenho numa história divertida.