Mesmo que você não acredite, pequenos deslizes com a imagem pessoal podem atrapalhar o andamento da entrevista e te desclassificar logo no começo.
Outro cuidado importante é com as mentiras no currículo. Inventar que você tem o domínio do inglês pode te colocar em uma situação delicada, principalmente em uma entrevista de emprego, onde você pode ser testado na prática pelo entrevistador.
Veja a seguir 7 erros que devem ser evitados durante um processo de seleção para uma vaga de emprego:
# Descuidar de sua imagem
O currículo não é a única porta de entrada para uma vaga de emprego. Há diversos outros fatores que podem aumentar ou diminuir sua possibilidade de contratação: um deles é a imagem profissional.
Grande parte dos recrutadores acredita que a roupa social é indispensável em uma entrevista de emprego e 95% deles acredita que um candidato que não chega bem vestido no primeiro dia na empresa tem grandes chances de se dar mal.
De acordo com a especialista em imagem Maritza Franco Zuñiga, é preciso se esforçar durante o primeiro encontro, pois é nele que os recrutadores avaliam seu perfil e sua aparência.
# Enrolar no currículo
O currículo é um retrato de toda sua vida profissional e deve ser escrito com atenção, porém sem exagerar nas palavras.
O ideal é dar ênfase no trabalho atual e nos resultados que vem obtendo ao longo de sua carreira.
# Interromper o entrevistador
Não tente interromper o recrutador com a intenção de agregar informações sobre você ou comentar sobre o que ele estiver falando. Respeite a regra básica: Espere ele terminar de falar para depois expor suas ideias.
Se você perceber que o recrutador ficou interessado em sua conversa, pergunte se ele deseja ouvir a história completa ou se você pode completar com algumas informações.
# Ser psicopata
Se um recrutador pede para que você deixe seu número de telefone para que ele possa retornar com o resultado da entrevista, faça o que ele pediu e não tente insistir para conseguir saber o resultado do seu teste rapidamente.
Em muitas empresas, principalmente nas de grande porte, estes processos de seleção costumam durar vários meses e o resultado não sai tão rápido. Seja paciente.
# Reclamar do salário
Durante a entrevista de emprego, muitos recrutadores costumam perguntar quanto você pretende ganhar se for aceito no cargo. Nestas horas procure pedir uma quantidade razoável com o mercado de trabalho na região, porém sem exagerar. È muito comum encontrar pessoas nestas entrevistas que se dispõem a fazer o mesmo trabalho por uma quantidade menor de dinheiro, porém você deve saber negociar para evitar cair em armadilhas.
# Ficar ressentido
Mesmo que você tenha problemas com o seu antigo emprego, evite falar mal dele e de seu ex-chefe durante a entrevista de emprego.
É comum que os comentários negativos produzam desconfiança e passem a imagem de que você é uma pessoa que gosta de criar conflitos. Além disso, falar mal dos outros pode ser considerado falta de ética.
# Mentir
A honestidade é uma de suas melhores armas durante a procura por um emprego. Uma das mentiras mais comuns nos currículos, por exemplo, é afirmar que você tem o domínio do inglês sem ao menos saber as expressões básicas.
Evite também aumentar o tempo de experiência nas empresas anteriores ou exagerar nos antigos salários. Lembre-se que uma simples ligação pode descobrir sua mentira.