Histórico
Animações
Dicas para criar uma animação
Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).
Flip book
Um folioscópio1 ou flip book é uma coleção de imagens organizadas seqüencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina.
Muito popular nos final do século XIX e início do século XX, mas ainda fabricados hoje, o flip book é o termo em inglês, também conhecido por seu nome francês, folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso").
Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.
Um dos muitos filmes feitos com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto e O Fantástico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, além de A Festa do Monstro Maluco (1967) e Frankenweenie (2012), são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema que utilizam essa técnica, mas ela é usada principalmente em trabalhos de animação.
Origem: Wikipédia
Separei alguns vídeos de animação que acho bem criativos e estarei acrescentando outros em breve... Espero que curtam!
Dicas para fazer uma animação "stopmotion":
- Faça um storyboard ( história quadro a quadro), como um rascunho, do que deseja ter ou contar na sua animação;
- Você precisa ter uma sequência de imagens desenhadas que podem ser escaneadas ou fotografadas, pois é preciso que estejam digitalizadas;
- Pode-se também partir de fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem e até mesmo brinquedos ou objetos podem ser animados;
- É importante se preocupar com o cenário/fundo da animação. Se forem figuras feitas de massinha, de argila ou qualquer brinquedo ou objeto tridimensional, o seu cenário também precisa ser, e vale utilizar uma caixa de papelão que é bem mais prático para montar e fotografar. Se as figuras forem de recortes de papel, você pode fazer um cenário numa folha, colando o que irá compor o fundo ou deixando soltas para apacerem e se movimentarem como quiser.
- Pode criar também utilizando o programa "Paint", onde pode desenhar, colar, recortar e remontar a imagem como quiser, salvando cada uma que criar como sequência;
- Depois que estiver com todas as imagens prontas, é preciso que utilize um programa para "animar" as imagens. Algumas pessoas utilizam o Power Point, que é preciso inserir cada imagem em um slide e acertar a velocidade da transição dos slides para dar a impressão de movimento. Também pode acrescentar música e slides de abertura e créditos;
- Outro programa que acho mais prático é o Movie Maker, onde é preciso iniciar importando as imagens digitalizadas ou as fotos de seu computador e depois arrastá-las para a caixa de storyboard, formando a sequência;
- Tenho dois tipos de Movie Maker, e o Movie Maker 2.6 é o que você precisa arrastar as imagens depois que importá-las para a caixa de storyboard;
- Depois que as imagens estiverem no storyboard, vá para "Editar Filme", "Efeitos de Vídeo", e copie o efeito "Aumentar a velocidade";
- Cole esse efeito em todas as fotos, pelo menos 3 vezes(ficarão com 0,63seg), selecionando-as todas de uma vez no storyboard. Todas as imagens estão com 5 segundos de transição, e, quando faz isso, diminui o tempo pela metade em cada vez. Se não fizer isso, as fotos irão passar bem devagar e não ficará "animada".
- Já o Live Movie Maker, quando você adiciona as fotos, elas ficam prontas para os acertos que quiser e para alterar o tempo de transição;
- Para alterar o tempo de transição das imagens, depois que importá-las, clique na aba da parte superior da tela "Ferramentas de vídeo" e altere a duração das imagens para 0,50segundos. Faça um teste e verá que elas já estarão animadas.
- Em qualquer Movie Maker, é possível acrescentar títulos, introdução, créditos e músicas, basta clicar nos ícones na tela principal.
-Enquanto está fazendo sua animação, você pode salvar sempre como Projeto do Movie Maker,cada vez que for parar e deixar pra continuar outro dia em seu computador. Esse projeto não dá pra ser levado pra outro computador,salvando em pendrive ou outra mídia, pois é só um projeto.
-Enquanto está fazendo sua animação, você pode salvar sempre como Projeto do Movie Maker,cada vez que for parar e deixar pra continuar outro dia em seu computador. Esse projeto não dá pra ser levado pra outro computador,salvando em pendrive ou outra mídia, pois é só um projeto.
- Depois de tudo pronto, é preciso salvar como filme para gravá-lo em alguma mídia ou arquivo e esse filme você pode salvar em um pen drive ou cd e transportar ou enviar para onde quiser.
Vamos lá, anime-se e crie!
Profª Valderene
Nenhum comentário:
Postar um comentário