quinta-feira, 21 de março de 2013

Relação Arte-Público

O encontro entre Arte e Público é uma das características principais da arte contemporânea. Seja em qualquer linguagem, seu propósito é promover uma aproximação que produza significados para o público, que agora interage, participa da proposta  do artista.
A Mediação Cultural promovida nos espaços expositivos, nos festivais de teatro, de dança e de música, estimulam o diálogo entre a obra e o público de diversas maneiras.
A seguir, teremos alguns vídeos em cada uma das linguagens para observarmos que, de alguma forma, buscam a interação com o público.
Para cada linguagem, há uma análise a ser realizada a partir de um grupo de questões:

 
1- DANÇA

Grupo de Dança Fuerza Bruta (clique no link ou no vídeo e assista) Acessado em 21 Mar. 2013.

- No vídeo de divulgação do grupo argentino de dança “Fuerza Bruta”, o que podemos observar:

a- O espetáculo parece acontecer num espaço alternativo ou convencional?
b- Há  um palco comum utilizado durante todo o espetáculo ou o que utilizam?
c- Que objetos são utilizados pelo grupo? São comuns para uma apresentação em Dança?
d- Existe integração com o público em algum momento? Se sim, quais os momentos?






2- TEATRO

 A partir do vídeo “É tudo Improviso” , podemos comentar:

a- A idéia do improviso no teatro tem origem aonde?
b- Qual a forma de relação com o público que é utilizada? Como é a reação desse público (positiva/contribui para a cena)? 
c- Existem recursos  tecnológicos ou materiais (cenários objetos, ...) durante a realização da cena? O que compõe a cena improvisada?






 Aproveite e analise outro vídeo em que a participação do público na cena ocorre de uma outra maneira e descreva-a. Vale a diversão também!













3- MÚSICA

Stomp out loud  (Ver principalmente a parte final - avançar até 34 min.e assistir o restante). Acessado em 21 Mar. 2013.

 -   No vídeo do grupo britânico “Stomp”, podemos observar:



a- A música produzida com percussão pelo grupo tem origem em que tipo de instrumentos (convencionais/não-convencionais)? Quais são utilizados?
b- O espaço do palco é composto de vários elementos. Como ele é?
c- Existe integração com o público? Em que momento? Como o público reage?