terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como Pesquisar?

Apesar da ideia de fazer uma pesquisa parecer algo cansativo, na verdade, é importante pensarmos na possibilidade de aprendizagem que surge através de uma pesquisa bem feita. Para isso, é preciso saber que ela é como qualquer outro estudo que fazemos em casa e na escola, pois exige tempo, dedicação e ter bem definido o que precisa pesquisar.  Se a sequência da pesquisa, além da sua entrega, for uma apresentação ou seminário  sobre o que pesquisou, então, é preciso mais dedicação ainda. Segue abaixo algumas dicas para ajudar:

- Na hora da pesquisa, tenha em mãos um roteiro do que precisa procurar. Esse roteiro pode ser fornecido pelo próprio professor ou você mesmo pode elaborar um. Basta ter nele todos os tópicos que  pretende dividir sua pesquisa, numa sequência;

- Quando estiver pesquisando o assunto na internet, faça um arquivo em seu computador com tudo que for encontrando, separando de acordo com os sites e registrando, inclusive, esse site (URL- endereço), pois irá precisar dele mais tarde, quando citar as fontes de sua pesquisa;

- Sua pesquisa não pode parar por aí, neste "copia/cola", pois não terá aprendido "grande coisa". Agora sim, com todas as informações que precisa em seu roteiro, faça uma leitura e vá grifando tudo que encontrar de importante para sua pesquisa.

- Depois de destacar as informações, reescreva-as com suas palavras, seguindo o que encontrou corretamente, sem inventar, formando então sua  pesquisa, como o roteiro que foi definido;
- Vale ficar bem atento com a ortografia e a concordância das palavras. E, após terminar sua escrita, leia com atenção e veja se está coerente;

- Toda pesquisa deve ser finalizada com uma Bibliografia, Fonte, ou, ainda,"Webgrafia", quando for só da internet. É preciso colocar a expressão "Disponível em _colocar a_url completa__ .  Acesso em: dia, mês e ano  (Exemplo: 14 Fev.2013.) . É necessário colocar todos os links que pesquisou e a data, pois as informações da internet podem ser alteradas ou removidas a qualquer momento, sem aviso prévio, e então, sua  pesquisa pode ficar sem comprovação da referência.

- Dependendo do professor, ou se desejar ter um trabalho mais completo, pode fazer uma capa, colocar imagens e complementá-lo com um  "Sumário" no início. É onde coloca cada tópico da sua pesquisa e a página em que ele se encontra no trabalho.

Boa pesquisa!
Profª Valderene

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Arquitetura


Informações sobre a História da Arquitetura:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arquitetura  Acessado em 17 Fev. 2013.


Homanagem a Oscar Niemeyer:
http://educacao.uol.com.br/biografias/oscar-niemeyer.jhtm  Acessado em 17 Fev. 2013.

Vida e Obra de Oscar Niemeyer   Acessado em 17 Fev. 2013.

História do Cinema

Quem não gosta de curtir um filme? Seja no cinema ou na TV, desde a sua invenção, os registros históricos e a imaginação criaram forma e mais que um entretenimento, temos um aprendizado através desta arte.
Os filmes começaram a ser produzidos por meio da gravação ou pela criação de imagens que, quando projetadas de forma rápida e sucessiva, nos dão a ilusão de movimento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre sua história?

Separei alguns links:






http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/  Acessado em 17 Fev. 2013.

Video - Breve História do Cinema  Acessado em 17 Fev. 2013.

Vídeo - História do Cinema   Acessado em 17 Fev. 2013.


Reportagem do Omeletetv no MIS e a Exposição sobre George Meliès    Acessado em 17 Fev. 2013.

http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/   Acessado em 17 Fev. 2013.


Imagem de: http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/curso-gratuito-sobre-a-historia-do-cinema/


História da MPB - Música Popular Brasileira


Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, se misturou em nossa terra: as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os indígenas com seus típicos cantos e sons tribais.

 Nos séculos XVIII e XIX, destacava-se nas cidades, que estavam se desenvolvendo e aumentando demograficamente, dois ritmos musicais que marcaram a história da MPB: o lundu e a modinha. O lundu, de origem africana, possuía um forte caráter sensual e uma batida rítmica dançante. Já a modinha, de origem portuguesa, trazia a melancolia e falava de amor numa batida calma e erudita.

Na segunda metade do século XIX, surge o Choro ou Chorinho, a partir da mistura do lundu, da modinha e da dança de salão europeia. Em 1899, a cantora Chiquinha Gonzaga compõe a música “Abre Alas”, uma das mais conhecidas marchinhas carnavalescas da história.

Já no início do século XX começam a surgir as bases do que seria o “samba”. Dos morros e dos cortiços do Rio de Janeiro, começam a se misturar os batuques e rodas de capoeira com os pagodes e as batidas em homenagem aos orixás. O carnaval começa a tomar forma com a participação, principalmente de mulatos e negros ex-escravos. O ano de 1917 é um marco, pois Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia: Pelo Telefone. Neste mesmo ano, aparece a primeira gravação de Pixinguinha, importante cantor e compositor da MPB do início do século XIX.

Com o crescimento e popularização do rádio nas décadas de 1920 e 1930, a música popular brasileira cresce ainda mais. Nesta época inicial do rádio brasileiro, destacam-se os seguintes cantores e compositores: Ary Barroso, Lamartine Babo (criador de O teu cabelo não nega), Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa. Surgem também os grandes intérpretes da música popular brasileira: Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves.

Na década de 1940 destaca-se, no cenário musical brasileiro, Luiz Gonzaga, o "rei do Baião". Falando do cenário da seca nordestina, Luis Gonzaga faz sucesso com várias músicas como, por exemplo, Asa Branca.

Enquanto o baião continuava a fazer sucesso com Luiz Gonzaga e com os novos sucessos de Jackson do Pandeiro e Alvarenga e Ranchinho, ganhava corpo um novo estilo musical: o “samba-canção”. Com um ritmo mais calmo e orquestrado, as canções falavam  principalmente de amor. Destacam-se neste contexto musical: Dolores Duran, Antônio Maria, Marlene, Emilinha Borba, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Caubi Peixoto.

Em fins dos anos 50 (década de 1950), surge a Bossa Nova, um estilo sofisticado e suave. Destaca-se Elizeth Cardoso, Tom Jobim e João Gilberto. A Bossa Nova leva as belezas brasileiras para o exterior, fazendo grande sucesso, principalmente nos Estados Unidos.

A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais são lançados Milton Nascimento, Elis Regina, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso e Edu Lobo. Neste mesmo período, a TV Record lança o programa musical “Jovem Guarda”, onde despontam os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos e a cantora Wanderléa.

Na década de 1970, vários músicos começam a fazer sucesso nos quatro cantos do país. Nara Leão grava músicas de Cartola e Nelson do Cavaquinho. Vindas da Bahia, Gal Costa e Maria Bethânia fazem sucesso nas grandes cidades. O mesmo acontece com Djavan (vindo de Alagoas), Fafá de Belém (vinda do Pará), Clara Nunes (de Minas Gerais), Belchior e Fagner (ambos do Ceará), Alceu Valença (de Pernambuco) e Elba Ramalho (da Paraíba). No cenário do rock brasileiro destacam-se Raul Seixas e Rita Lee. No cenário funk aparecem Tim Maia e Jorge Ben Jor.

Nas décadas de 1980 e 1990 começam a fazer sucesso novos estilos musicais, que recebiam fortes influências do exterior. São as décadas do rock, do punk e da new wave. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional. Com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos, surgem várias bandas musicais. É deste período o grupo Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, RPM, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira! e Barão Vermelho. Também fazem sucesso: Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Marina Lima, Lobão, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas.

Os anos 90 também são marcados pelo crescimento e sucesso da música sertaneja ou country. Neste contexto, com um forte caráter romântico, despontam no cenário musical: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel.
                Nesta época, no cenário rap destacam-se: Gabriel, o Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Racionais MCs e Pavilhão 9. O século XXI começa com o sucesso de grupos de rock com temáticas voltadas para o público jovem e adolescente. São exemplos: Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.

                                                  Fonte:  http://www.suapesquisa.com/mpb/      Acessado em 17 Fev. 2013.
 
Mais Informações: