Na Pré História, em rituais religiosos, o homem inventou várias formas de se comunicar com as divindades e com as forças da natureza. Uma delas eram encenações e imitações, nas quais os homens se faziam de deuses ou de animais que tinham poderes de trazer boa caça e boa colheita.
Com o tempo, os espetáculos passaram a se diferenciar dos cultos religiosos e foi criado um espaço para a realização das apresentações: o Teatro. Surgiram também os autores de teatro. Havia dois tipos básicos de texto: a Comédia e a Tragédia. Alguns deles tratam de sentimentos e acontecimentos tão importantes que até hoje são representados no mundo todo.
Com o fim do Império Romano no século V e o declínio da civilização ocidental, o teatro foi ressurgir muito tempo depois, na Idade Média, aproximadamente no século XII, usado pela igreja como forma de contar as passagens da Bíblia para as pessoas que não podiam ler.
Nessa época também surgiu um outro tipo de teatro, o Itinerante, formado por grupos de artistas chamados Saltimbancos. Essas trupes reuniam todo tipo de artista popular. Viviam em carroças que serviam como casa e como palco. Os atores viajavam de vila em vila, apresentando peças que podiam ser engraçadas ou trágicas. Foi esse tipo de teatro que deu origem ao circo.
Na Inglaterra no século XVI, um artista revolucionou o teatro: William Shakespeare. Ele trabalhou como ator e teve seu próprio teatro, mas ficou conhecido pelas peças que escreveu. Cheias de humor e drama, com personagens de toda as classes sociais, suas peças ficaram muito famosas. Hamlet, Romeu e Julieta, Otelo, Macbeth e Rei Lear são algumas delas e continuam sendo encenadas até hoje no mundo todo. Outro autor que marcou a história do teatro foi Molière. Ele viveu no século XVII, na França, e revolucionou o teatro francês inventando um tipo de comédia satírica.
No outro lado do mundo, os japoneses criaram o teatro Nô e o Kabuki. Nessas duas formas diferentes de teatro, a natureza é o elemento principal e os homens fazem todos os papéis. Máscaras e maquiagem sofisticada são usadas para representar cada sentimento com clareza. Essas peças são encenadas até hoje da mesma forma como eram no passado, mantendo uma tradição de mais de mil anos.
No século XIX, surgiu um outro tipo de dramaturgia, o Melodrama, caracterizado pela presença de um par amoroso, de tramas exageradas que envolvem o bem e o mal e o inevitável final feliz, com o triunfo da verdade. O melodrama influenciou muito o cinema, as radionovelas e as telenovelas contemporâneas.
Hoje o teatro tomou muitas formas, e encenações tradicionais convivem com outras muito ousadas, que renovam a linguagem da representação a cada dia.
Mais Detalhes e Informações:
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=179 Acessado em 25 de Março de 2014
Caça-Informações
Para cada item abaixo, procure informações curtas sobre o teatro no texto:
Pré-História -----> O que faziam: ____________________
-----> Qual o objetivo: ____________________
Grécia ----- Como eram ----->_____________
Textos em coro------> Sobre o que: ____________
Primeiro Ator:_____________
Homens: _________________
Máscaras: __________________________
Tipos básicos de textos de teatro: ______________
______________
Idade Média--------> ____________________________________________
Teatro Itinerante -------------> Nome: ______________
Como viviam:_______________________________________
Tipos de peças: __________________________
Deu origem: ______________
Itália ----------> Criaram a: _________________
Como era: __________________________________________________________
Ópera -------> __________________________________________________
William Shakespeare ---------> Quem era: ___________________
Tipos de peças: __________________
Teatro Japonês ---------> Nomes: ____________________
Elemento principal: ____________
Homens:________________________
Máscaras e maquiagem: ________________________________________
Melodrama ------------> Como é: _________________________________________________
Influências: _____________________________