domingo, 22 de maio de 2016

Colagem - Relevo com Papelão

Olá, Pessoal!

Vocês já sabem que sou super adepta da reciclagem e assim, adoro técnicas que reaproveitem materiais que muitas vezes desperdiçamos em casa ou na escola. Pensando nisso, estou propondo essa técnica para reaproveitar as caixas de papelão e explorar o tema das Olimpíadas, criando os pictogramas! Vamos aprender?

Materiais necessários:


Papelão (laterais de uma caixa) 
Papel de seda – cor que escolher (a quantidade de folhas depende do tamanho do trabalho)
Cartolina para o desenho
Tesoura
Cola líquida
Pincel chato e largo
- Na cartolina, faça o desenho do pictograma, conforme o tamanho de papelão que tiver.
Mesmo que não fique igualzinho, faça alguns acertos e deixe o desenho simples, seguindo as formas do pictograma que escolher...      
- Depois do desenho pronto, recorte-o da cartolina e transfira o contorno do pictograma para o papelão que será a base, utilizando a cartolina  como um molde.
- Feito o risco do contorno, recorte e reserve.
- Agora, recorte da cartolina as outras partes do desenho.
- Pegue cada uma das partes recortadas da figura de cartolina e utilize como molde para desenhar no papelão várias vezes (pelo menos 3). É isso que fará a figura ficar em relevo depois...
- Recorte tudo o que desenhou no papelão das partes da figura e comece a montagem ...
- Você só precisa colar as partes iguais uma sobre a outra e em seguida colar a figura e todas as partes que tiver na base que já recortou.
 
- Pegue a folha de papel de seda e amasse bem formando uma bolinha.
  
- Abra o papel de seda com cuidado, sem desamassá-lo, mantendo suas marcas. Se tiver algum lugar que não ficou bem marcado(sem amassar) amasse-o novamente como uma bolinha e abra-o devagar.









- Passe uma camada de cola com o pincel em metade do pictograma montado e comece a colar o papel de seda colocando-o sobre a figura com cuidado e com sobra para que continue amassadinho... Aos poucos, vá colocando cola no restante e terminando de colar o papel de seda.










- Ajuste bem o papel de seda em volta da figura para destacar o relevo. Caso rasgue em algum lugar, basta passar um pouquinho de cola onde rasgou e colocar um pedaço de seda amassado como uma camada cobrindo somente um pedaço do tamanho do rasgo e nem vai dar pra perceber!







                                                                       

- Recorte o papel de seda que sobrou nas laterais e deixe secar totalmente.
- Se tiver utilizado uma cor qualquer ou muito clara de seda e tiver ficado muito transparente, aparecendo o papelão, pode fazer outra camada de cola e papel de seda amassado.

- Para dar um acabamento brilhante, se o seu papel de seda não for prata ou dourado (que já tem brilho!), você só precisa passar uma camada de cola com o pincel chato, bem de leve, e deixá-la secar bem.





Logo abaixo, as imagens dos pictogramas para você escolher qual vai fazer na sua colagem... Bom Trabalho!


imagem de http://fotos.estadao.com.br/galerias/esportes,pictogramas-das-olimpiadas-do-rio-2016-sao-divulgados-confira,8020,185455
   
Olhem como ficou lindo o painel com os pictogramas de todos bem coloridos!!! Parabéns pessoal!

Pictogramas das Olimpíadas feitos de  relevo com papelão e papel de seda...:
Imagem de:https://br.pinterest.com/pin/358317714086324527/























Nenhum comentário:

Postar um comentário