segunda-feira, 28 de março de 2016

Pintura com Canetinha Hidrocor

Olá, Pessoal!

As canetinhas, assim como o lápis de cor, são materiais simples e que podem promover resultados bem legais se forem feitos com capricho e paciência!

Para ajudar, preparei algumas amostras para que possam treinar e decidir conforme o desenho, qual técnica combina melhor...

- Para fazer as amostras, divida uma folha de sulfite ou do seu caderno de desenho, em artes visuais, em 4 partes;
- Em cada parte, faça um desenho qualquer, só para treinar a técnica... aí vale seu talento ou criatividade!
- Eu fiz esses bonequinhos que lembram os desenhos do grafiteiro Keith Haring, que acho bem expressivos e curto bastante.
- Algumas figuras básicas pra você...







Vamos agora aprender cada técnica com a canetinha separadamente?

A seguir, algumas dicas de cada uma delas:

Mosaico ou Vitral

- Essa técnica você precisa centralizar o desenho, deixando-o bem no meio da folha. Fica mais destacado se pintá-lo com a cor preta, pois o interessante é destacar o restante do desenho dividindo em várias partes, desiguais ou não, com várias formas ou só com triângulos. Contorne tudo com canetinha preta e vá colorindo intercalando as cores claras e escuras.
É importante não deixar o desenho central muito pequeno. Ele precisa estar proporcional ao tamanho da folha.




 Pequenos Traços

- Esse tipo de técnica é ideal para fazer uma pintura em desenhos mais detalhados.
Escolha um sentido e vá fazendo pequenos traços sempre nesse mesmo sentido em todo o desenho. Contorne todo o desenho com canetinha preta
Onde você colocar mais traços ficará mais escuro e onde tiver menos traços conseguirá o efeito de mais claro. Pode fazer isso utilizando cores diferentes de canetinhas, como mais claras e mais escuras, sobrepondo-as: use primeiro a mais clara e faça somente alguns traços com a mais escura, dando o efeito sombreado.


Arco-Íris

-Essa técnica é bem simples. Basta deixar o desenho bem centralizado, em um tamanho bom, proporcional à folha, e com uma sequência de cores das canetinhas, vá contornando o desenho até que todo o espaço do fundo esteja preenchido. A cor da figura pode ser qualquer uma, e é interessante contorná-la com a cor preta.




Linhas Cruzadas

- Nessa técnica, todo o desenho fica preenchido com linhas horizontais e verticais. Quanto mais linha, mais escuro o sombreado. Pode misturar cores claras e escuras também, combinando os traços. Em desenhos pequenos, pode fazer as linhas à mão livre, mas se o desenho for grande, precisa fazer as linhas com a régua.





Agora, seguindo o tema das Olimpíadas, que tal escolher um dos esportes e criar uma pintura bem colorida com as canetinhas?...

Os  pictogramas de 2016 para suas ideias



  
- Em metade de uma cartolina branca, faça uma margem de 3cm, passe o desenho que precisa ter feito o rascunho antes em outro papel. 
- Pinte com a técnica que escolher das canetinhas e depois cole na margem tiras recortadas de 3cm também de papel color set preto ou papel cartão preto para dar acabamento. Boa pintura!!!


                                        

Olhem só como ficaram as pinturas com canetinhas de alguns alunos do 1º ano do Ensino Médio... Arrasaram! Parabéns à todos!!!

André Feliciano 1º D

Vitória dos Santos 1º B

Larissa Fiorin 1º E

Samuel Santos 1º G

Stephane Dayane 1º G

Kauane Araujo 1º E

Giovanna Bueno 1º E

Karolina Gomes 1º E

Jessica Cristina 1º E

Larissa Rodrigues 1º E

José Alisson 1º B

Gabriele Rangel 1º B

Antonio Gerdeson 1ºD

Maria Gabriela 1º F

Graziele Marques 1º E

Victória Caroline 1º G

André dos Santos 1º D

Igor Guilherme 1º E

Lindomar 1º E
Olhem o painel com todos juntos como ficou!...
Painel com pinturas de pictogramas das Olimpíadas com técnicas diversas de canetinhas.:
https://br.pinterest.com/pin/358317714086324472/

Pictogramas das Olimpíadas feitos com técnicas diversas de canetinhas...:
https://br.pinterest.com/pin/358317714086324501/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário