domingo, 1 de novembro de 2015

Tecelagem de Papel

Olá, Pessoal!

Adoro todo tipo de técnica de colagem, e a que vou ensinar a vocês agora é a tecelagem de papel, que pode servir para fazer recortes de figuras. O resultado é muito legal e é bem simples de fazer, basta seguir alguns truques para dar certo a tecelagem.


foto 1




A tecelagem forma esse tipo de quadriculado de papel que você pode fazer com a combinação de cores que quiser...
Pode ser com duas tonalidades de uma mesma cor (mais clara e mais escura), ou duas cores que se destaquem uma da outra. (foto1)




foto 2


Material necessário:
2 cores de papel color set ou papel camurça
Régua, lápis, cola líquida, tesoura (foto 2)






foto 3


1ª Etapa -  Para começar sua tecelagem, você precisa utilizar uma das cores marcando as medidas como se fosse uma cortina, com a folha na horizontal. Se estiver utilizando papel camurça, faça isso do lado branco (atrás) da folha.  Para isso, basta deixar uma faixa de 3cm de borda na largura e medir  de 3 em 3 cm nessa faixa e na parte de baixo, formando linhas verticais. Risque e corte todas as faixas, sempre chegando até a faixa da borda, mantendo assim todas as faixas presas, como uma cortina. (foto 3)

2ª Etapa -  Com a outra cor, meça de 3 em e cm nas laterais da folha e risque, formando linhas horizontais e recorte todas as tiras, deixando-as separadas umas das outras. (fotos 4 e 5)

foto 4

foto 5

3ª Etapa -  Agora, com a cortina de papel da 1ª etapa e as tiras já recortadas da 2ª etapa, você irá fazer a tecelagem de papel, entrelaçando as duas cores. Basta você ir colocando as tiras soltas entre a cortina, passando por cima e por baixo de cada uma das tiras fixas da cortina, formando o entrelaçado (foto 6).  Sempre que terminar cada tira, cole as pontas dos dois lados. Faça isso até terminar todas as tiras.
foto 6


Depois que estiver com sua tecelagem pronta, você (ou seu grupo) pode fazer várias e uní-las numa base (algumas folhas de papel pardo ou cartolinas), colando sempre com bastante cola líquida para que não se desfaçam quando forem recortadas e deixe secar. Quando estiverem bem secas, faça desenhos na parte de trás das tecelagens (na base que colou) e recorte. O efeito da tecelagem nos desenhos fica muito interessante e dá para fazer painéis bem legais.

Já fizemos um em nossa escola em homenagem às árvores, vejam como ficou:










 Boa Tecelagem!


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário