terça-feira, 11 de março de 2014

Como apresentar um projeto

Conhecendo um pouco mais de Reinaldo Polito, segue abaixo dicas de "Como apresentar Projetos e elaborar Apresentações", que estão em seu site  http://www.polito.com.br/portugues/dicas.php?id_nivel=15&id_nivel2=135

 Leia atentamente e descubra como pode melhorar seu desempenho na hora de apresentar seminários, TCCs, projetos... Aproveite!

Como apresentar um projeto

1) Se você fala rápido demais, repita as mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem não entendeu da primeira vez entenderá da segunda. Se fala devagar, não desvie o olhar da platéia nos instantes de pausas mais prolongadas. Após o intervalo, volte a falar com mais ênfase.
2) Cuidado com os grunhidos 'né', e 'tá'. Além de horríveis, demonstram insegurança.

3) Conheça o interlocutor. Se o grupo estiver familiarizado com o tema, não simplifique as informações.

4) Nunca, jamais, em hipótese alguma decore a palestra. Faça um roteiro: conte o problema, apresente a solução e, por fim, demonstre sua esperança no apoio dos diretores ao projeto.

5) Nada de tecnofobia. Mostre quanto você está antenado com as tecnologias e vá direto ao computador. Com o sistema datashow, você dá um clique cada vez que quer mudar a página. E se o computador pifar? Leve umas cartolinas com as principais informações da palestra. 'Você vai mostrar que está sempre pronto para enfrentar o pior', diz Polito.

6) Cuidado com a postura. Não fale com as mãos nas costas, mantenha o paletó abotoado e olhe para todas as pessoas da platéia alternadamente. Há dois erros que as pessoas costumam cometer numa apresentação: falta de gestos ou excesso de gestos. Use-os, mas com moderação.

7) Evite as piadas. O risco de ninguém achar graça é grande e aí, meu chapa, vai ser difícil segurar a apresentação numa boa. Deixe a piada para o final, se for o caso.

8) Corrija problemas de dicção com dois exercícios bem simples. Morda o dedo indicador e leia em voz alta o mais claro possível. Dois minutos por dia bastam. Outro: leia poesias em voz alta. Esse é o mais eficiente dos dois, segundo Polito. Além de melhorar a dicção, pode ser muito romântico.

Dicas de Reinaldo Polito concedidas à Revista Você S.A., em abril de 1998, para Maria Tereza Gomes

 


Dicas para falar em público

Olá, Pessoal!

O palestrante Reinaldo Polito  em suas palestras e livros dá ótimas sugestões para enfrentar o medo, vencer a timidez e conseguir se expressar corretamente em público. Vale a pena conferir em seu site todo o material disponível, como: vídeos, livros, dicas de como elaborar apresentações, como falar melhor, como apresentar projetos...
Clique aqui: http://www.polito.com.br/portugues/dicas.php?id_nivel=15&id_nivel2=135

Abaixo, temos duas imagens com dicas de como falar melhor em público, tiradas de um folheto de Reinaldo Polito em uma de suas palestras: