segunda-feira, 24 de março de 2014

Características da Arte Contemporânea

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA

 Ao entrar em qualquer espaço que mostra arte contemporânea, o olhar é tomado por uma profusão se informações, inicialmente visuais, de diferentes naturezas. O que a percepção capta revela algumas características da arte atual: pluralidade, incomunicabilidade, relação entre arte e vida, estranhamento.

PLURALIDADE
Instalação, performance, fotografia, pintura, vídeo. Objetos, intervenções, desenhos, esculturas, grafite e gravuras. Isto quando não nos deparamos com as categorias misturadas, e não conseguimos definir o que é ou do que é feito o trabalho. “Desde os anos 60, com o surgimento de tendências como a pop art, o minimalismo, a performance e a arte conceitual, a produção artística toma rumos variados. As novas propostas denunciavam o esgotamento da arte moderna.”
Fernanda Albuquerque

INCOMUNICABILIDADE
A arte não necessariamente comunica algo. Assim, ao se deparar com uma obra de arte, cada um se relaciona de um modo, não existe um único significado para ela. Esta incomunicabilidade gera diferentes pontos de vista e debate. Para Agnaldo Farias, “precisamos garantir a existência daquilo que não entendemos”.

RELAÇÃO ENTRE VIDA E ARTE
A criação artística atual flexibiliza as fronteiras entre o que é e o que não é arte. Objetos do cotidiano podem se converter em obras de arte e, por outro lado, as obras de arte passaram a habitar a paisagem do dia a dia. A fronteira entre a arte e a vida é mais permeável.

ESTRANHAMENTO
O estranhamento surge com a arte moderna, quando o artista passa a ser impulsionado a buscar o novo, ou seja, o desconhecido. Desde então, a sensação de estranhamento, de incompletude e de inquietação acompanha a produção artística. Esta característica não é tão atual, e até hoje ainda não nos acostumamos com ela, mas é ela que desafia a pensar. “A arte sempre exigiu um entendimento sofisticado. É como qualquer outra área do conhecimento.”
Agnaldo Farias


 A PLURALIDADE EM UMA EXPOSIÇÃO

O cenário da produção artística contemporânea apresenta diversas possibilidades. Em uma mesma exposição, podemos ver lado a lado pinturas e instalações, esculturas e vídeos, performances e gravuras, fotografias e objetos...
Variedade de materiais, diversidade de temas, possibilidades de suporte, multiplicidade na escolha de procedimentos e nos processos de criação.
Além de tudo isso, a mistura de linguagens.
No contato com a produção contemporânea, as categorias convencionais são colocadas em cheque.

Um comentário: