quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Animação

 Histórico

                                                            Animações

                Dicas para criar uma animação

 Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).  

Flip book              



Exemplo de animação feita com um flip book.
Um folioscópio1 ou flip book é uma coleção de imagens organizadas seqüencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina.
Muito popular nos final do século XIX e início do século XX, mas ainda fabricados hoje, o flip book é o termo em inglês, também conhecido por seu nome francês, folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso").







Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.

Um dos muitos filmes feitos com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto e O Fantástico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, além de A Festa do Monstro Maluco (1967) e Frankenweenie (2012), são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema que utilizam essa técnica, mas ela é usada principalmente em trabalhos de animação.

Origem: Wikipédia


Separei alguns vídeos de animação que acho bem criativos e estarei acrescentando outros em breve... Espero que curtam!











 Dicas para fazer uma animação "stopmotion":
- Faça um storyboard ( história quadro a quadro), como um rascunho, do que deseja ter ou contar na sua animação; 
- Você precisa ter uma sequência de imagens desenhadas que podem ser escaneadas ou fotografadas, pois é preciso que estejam digitalizadas;
- Pode-se também partir de fotografias de pequenas figuras feitas de massinha, argila, recortes de papel sobre uma colagem e até mesmo brinquedos ou objetos podem ser animados;
- É importante se preocupar com o cenário/fundo da animação. Se forem figuras feitas de massinha, de argila ou qualquer brinquedo ou objeto tridimensional, o seu cenário também precisa ser, e vale utilizar uma caixa de papelão que é bem mais prático para montar e fotografar. Se as figuras forem de recortes de papel, você pode fazer um cenário numa folha, colando o que irá compor o fundo ou deixando soltas para apacerem e se movimentarem como quiser.   
 -  Pode criar também utilizando o programa "Paint", onde pode desenhar, colar, recortar e remontar a imagem como quiser, salvando cada uma que criar como sequência;
- Depois que estiver com todas as imagens prontas, é preciso que utilize um programa para "animar" as imagens. Algumas pessoas utilizam o Power Point, que é preciso inserir cada imagem em um slide e acertar a velocidade da transição dos slides para dar a impressão de movimento. Também pode acrescentar música e slides de abertura e créditos;
- Outro programa que acho mais prático é o Movie Maker, onde é preciso iniciar importando as imagens digitalizadas ou as fotos de seu computador e depois arrastá-las para a caixa de storyboard, formando a sequência;
- Tenho dois tipos de Movie Maker, e o Movie Maker 2.6 é o que você precisa arrastar as imagens depois que importá-las para a caixa de storyboard;
- Depois que as imagens estiverem no storyboard, vá para "Editar Filme", "Efeitos de Vídeo", e copie o efeito "Aumentar a velocidade";
 - Cole esse efeito em todas as fotos, pelo menos 3 vezes(ficarão com 0,63seg), selecionando-as todas de uma vez no storyboard. Todas as imagens estão com 5 segundos de transição, e, quando faz isso, diminui o tempo pela metade em cada vez. Se não fizer isso, as fotos irão passar bem devagar e não ficará "animada".  
- Já o Live Movie Maker, quando você adiciona as fotos, elas ficam prontas para os acertos que quiser e para alterar o tempo de transição; 
- Para alterar o tempo de transição das imagens, depois que importá-las, clique na aba da parte superior da tela "Ferramentas de vídeo" e altere a duração das imagens para 0,50segundos. Faça um  teste e verá que elas já estarão animadas.
- Em qualquer Movie Maker, é possível acrescentar títulos, introdução, créditos e músicas, basta clicar nos ícones na tela principal.

-Enquanto está fazendo sua animação, você pode salvar sempre como Projeto do Movie Maker,cada vez que for parar e deixar pra continuar outro dia em seu computador. Esse projeto não dá pra ser levado pra outro computador,salvando em pendrive ou outra mídia, pois é só um projeto.
- Depois de tudo pronto, é preciso salvar como filme para gravá-lo em alguma mídia ou arquivo e esse filme você pode salvar em um pen drive ou cd e transportar ou enviar para onde quiser.
 Vamos lá, anime-se e crie!

Profª Valderene
       
  •