terça-feira, 3 de setembro de 2013

Resumão da "História das Artes Plásticas até 1960"


- Resumo das Artes Plásticas
   - Propostas de Trabalho utilizando as vanguardas e seus artistas
- Vídeo Musical "70 Million" de Hold Your Horses  - brincam com obras de várias épocas
- Vídeo Animação "Kunstbar" - obras das vanguardas na forma de desenho numa história



Imagem de: www.informe10.com
Pintura Rupestre: origem das artes plásticas  

Arte na Pré-História
As primeiras obras de arte datam do período
Paleolítico. Entre as obras mais antigas já encontradas estão pequenas estátuas humanas como, por exemplo,  a Vênus de Willendorf (aproximadamente 25000 a.C.). Os mais conhecidos conjuntos de pinturas em cavernas ( arte rupestre ) estão em Altamira, na Espanha e datam de 30000 a.C. a 12000 a.C.; e em Lascaux, na França  de 15000 a.C. a 10000 a.C. , onde se encontram pinturas rupestres de animais, como: cavalos, bisões, rinocerontes. Estas pinturas indicam rituais ligados à caça. As imagens demonstram um  naturalismo e evoluem da monocromia à policromia entre os anos de 15000 a.C. a 9000 a.C.


Arte Mesopotâmica


Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Na região entre os rios Tigre e Eufrates desenvolveu-se a civilização mesopotâmica.  Nesta região, sumérios, babilônios, assírios, caldeus e outros povos desenvolveram uma arte que demonstra a religiosidade e o poder dos governantes. São touros alados, estatuetas de olhos circulares, relevos em paredes representando guerras e conquistas militares e animais e pictogramas representando fatos da realidade daqueles povos.






Máscara de Tutankhamon
Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Arte no Egito

 No Antigo 
Egito as obras de arte possuíam um possui forte caráter religioso e funerário. Essas características podem ser explicadas em função da crença que os egípcios tinha na vida após a morte. Há representações artísticas de deuses, faraós e animais explicadas por textos em  escrita hieroglífica. As pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides ou em papiros. Representavam o cotidiano da nobreza ou tratava de assuntos do cotidiano. Uma das características principais da arte egípcia é o desenho chapado, de perfil e sem perspectiva artística.




Templo Partenon
Imagem de: http://www.brasilartesenciclopedias.com.br/internacional
Arte na Grécia Antiga

A cultura e a arte minóica desenvolveu-se na ilha grega de Creta. Nas pinturas dos murais as cores diversificadas mostram-se fortes e vivas. Desenhos de touros, imagens abstratas, símbolos marinhos e animais ilustram a cerâmica.
O período clássico da arte grega é a época de maior expressão da arte grega. A natureza é retratada com equilíbrio e as formas aproximam-se da realidade. A perspectiva aparece de forma intensa nas pinturas gregas deste período. Nas esculturas de bronze e mármore, destacam-se a harmonia e a realidade. Os principais escultores são Mirón, Policleto, Fídias, Praxíteles. A arquitetura e a ornamentação de templos religiosos, como o Partenon, a 
acrópole de Atenas  e o templo de Zeus na cidade de Olímpia mostram força e características expressivas.


No período helenístico, ocorre a fusão entre as artes grega e oriental. A arte grega assume aspectos da realidade, fruto do domínio persa. Nas esculturas verifica-se dramaticidade e as formas decorativas em excesso. Entre as obras mais representativas deste período estão: Vitória da Samotrácia , Vênus de Milo e o templo de Zeus, em na cidade de Pérgamo.

Arte Romana do Ocidente e do Oriente (Arte Bizantina )

Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais  dos gregos e chega a "copiar" estátuas clássicas. É a época da construção de monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos
. A pintura mural recorre ao efeito tridimensional. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período.
No Império Romano do Oriente (
Império Bizantino) com capital em Constantinopla (antiga Bizâncio), aparece a arte bizantina, sob forte  influência da Grécia . Podemos destacar as pinturas murais, os manuscritos, os ícones religiosos e os mosaicos de cores fortes e brilhantes, carregados de profundo caráter religioso.


Santa Ceia - Leonardo DaVinci
Imagem de: www.geocities.ws 

 Arte Renascentista: O Renascimento Cultural (séculos XV e XVI)
Os elementos artísticos da Antiguidade clássica voltam a servir de referência cultural e artística. O humanismo
coloca o homem como centro do universo ( antropocentrismo ). São características desta época : uso da técnica de  perspectiva, uso de conhecimentos científicos e matemáticos para reproduzir a natureza com fidelidade. Na pintura, novas técnicas passam a ser utilizadas : uso da tinta a óleo, por exemplo, buscava aumentar a ilusão de realidade.
A
escultura renascentista é marcada pela expressividade e pelo naturalismo. A xilogravura passa a ser muito utilizada nesta época. Entre as pinturas destacam-se:  O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck; A Alegoria da Primavera, de Sandro Boticcelli; A Virgem dos Rochedos, Monalisa e A Última Ceia de Leonardo da Vinci; A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio; o teto da Capela Sistina e a escultura Davi de Michelangelo Buonarotti.


Maneirismo (século XVI)
Ao romper com as referências clássicas de idealização da beleza, o maneirismo diferencia-se por suas imagens distorcidas e alongadas. A natureza é representada de forma distorcida e realista, sendo que as figuras bizarras aparecem com freqüência. Obras mais importantes do maneirismo: O Juízo Final, de Michelangelo; A Crucificação, de
Tintoretto; e O Enterro do Conde de Orgaz, de El Greco

Barroco: arte barroca (1600 a 1750)





http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1216/imagens/barroco12.jpg
A deposição de Cristo - Caravaggio
Imagem de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1216

A
arte barroca destaca a cor e não o formato do desenho. As técnicas utilizadas dão um sentido de movimento ao desenho. Os efeitos de luz e sombra são utilizados constantemente como um recurso para dar vida e realidade à obra. Os temas que mais aparecem são: a paisagem, a natureza-morta e cenas da vida cotidiana.
Obras barrocas mais conhecidas: A Ceia em Emaús, de Caravaggio; A Descida da Cruz, de Peter Paul Rubens; A Ronda Noturna, de Rembrandt; O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini; As Meninas, de Diego Velásquez; e Vista de Delft, de Jan Vermeer. 









Rococó (1730 a 1800)




Rococó, J. H. Fragonard, Sessão musical, c. 1754

O estilo rococó é marcado por pinturas com tons claros, com linhas curvas e arabescos. O estilo é bem decorativo e a sensualidade aparece em destaque. Os afrescos ganham importância e são utilizados na decoração de ambientes interiores.
Artistas mais importantes do rococó: Jean-Antoine Watteau, Giovanni Battista Tiepolo, François Boucher e Jean-Honoré Fragonard. 













Jacques-Louis David
Neoclassicismo (1750 a 1820)

Novamente os elementos e valores da arte clássica ( grega e romana ) são resgatadas.. Há uma incidência maior do desenho e da linha sobre a cor. O heroísmo e o civismo são temas muito explorados neste período.
Principais obras: Perseu com a Cabeça da
Medusa, de Antonio Canova; O Parnaso, de Anton Raphael Mengs; O Juramento dos Horácios e A Morte de Sócrates, de Jacques-Louis David; e A Banhista de Valpinçon, de Jean-Auguste-Dominique Ingres. 



Romantismo nas artes plásticas (De 1790 a 1850)


Eugene Delacroix - "A liberdade guiando o povo"

Subjetividade e introspecção, sentimentos e sensações são características deste período. A literatura romântica, os elementos da natureza e o passado são retratados de forma intensa no romantismo.São representantes desta época o artista Francisco Goya y Lucientes. Algumas de suas principais pinturas são: A Família de Carlos IV, O Colosso e Os Fuzilamentos do Três de Maio de 1808. Outras obras românticas : A Balsa da Medusa, de Théodore Géricault; A Carroça de Feno, de John Constable; A Morte de Sardanapalo, de Eugène Delacroix; e O Combatente Téméraire, de Joseph William Turner. 




 Realismo (De 1848 a 1875) 


Millet - "As respigadeiras"


O
realismo destaca a realidade física através da objetividade científica e crua. Estas obras são inspiradas pela vida cotidiana e pela paisagem natural. Aparecem fortes críticas sociais e elementos do erotismo, provocando criticas dos setores conservadores da sociedade europeia do século XIX. Principais pinturas: Enterro em Ornans, de Gustave Courbet; Vagão de Terceira Classe, de Honoré Daumier; e Almoço na Relva, de Édouard Manet








Impressionismo (De 1880 a 1900)


Claude Monet


Através da luz e da cor os artistas do impressionismo buscam atingir a realidade. As obras são feitas ao ar livre para aproveitar a luz natural. Obras mais conhecidas: Impressão, Nascer do Sol, de
Claude Monet, A Aula de Dança, de Edgar Degas; e O Almoço dos Remadores, de Auguste Renoir






Pós-impressionismo

É o período marcado pelas experimentações  individuais. Os artistas buscam a realidade e imitam a natureza, utilizando recursos de luz e cor. O cromatismo é muito utilizado. As cores mais intensas são exploradas por Vincent Van Gogh com pinceladas fortes e explosivas, como em Noite Estrelada. Henri de
Toulouse-Lautrec usa a técnica da litogravura.



Expressionismo



Edward Munch - "O Grito"
 

 

Artistas plásticos de diferentes períodos são considerados precursores do expressionismo, entre eles Goya, Van Gogh, Gauguin e James Ensor. O expressionismo pode ser considerado como uma postura assumida em diversas formas de manifestação artística durante o século XX. Vários artistas desta trabalham nessa linha, sem ligar-se a movimentos ou a grupos. Podemos citar alguns: Edvard Munch, Emil Nolde, Amedeo Modigliani, Oskar Kokoschka, Egon Schiele, Chaim Soutine, Alberto Giacometti e Francis Bacon.



Pablo Picasso



 Cubismo
(de 1908 a 1915 )

Este estilo rompeu com os elementos artísticos tradicionais ao apresentar diversos pontos de vista em uma mesma
obra de arte. As formas geométricas são utilizadas muitas vezes para representar figuras humanas. Recortes de jornais, revistas e fotos são recursos utilizados neste período. São obras representativas desta época: Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso, e Casas em L'Estaque, de Georges Braque.  


Marcel Duchamp
Dadaísmo  (Décadas de 1910 a 1920)

Revolucionário, anárquico e anticapitalista, o dadaísmo, prega o absurdo, o sarcasmo, a sátira crítica e o uso de diversas linguagens, como pintura, poesia, escultura, fotografia e teatro. Destacam-se os artísticas: Hugo Ball,
Hans Arp, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Max Ernst, Kurt Schwitters, George Grosz e Man Ray.  






Arte Surrealista (Década de 1920)


Salvador Dali

Os artistas exploram o inconsciente e as imagens  que não são controladas pela razão. O surrealismo usa associações irreais, bizarras e provocativas. O rompimento com as noções tradicionais da perspectiva e da proporcionalidade resulta em imagens estranhas e fora da realidade.

Obras: Auto-Retrato com Sete Dedos, de Marc Chagall; O Carnaval do Arlequim, de Joan Miró; A Persistência da Memória, de Salvador Dali; A Traição das Imagens, de René Magritte; e Uma Semana de Bondade, de Max Ernst, são algumas das obras mais representativas. 




Andy Warhol
Pop Art  (Década de 1950)

As histórias em quadrinhos e a mídia visual e impressa são os elementos de referência da
pop art. Humor e crítica ao  consumismo são constantes nas obras de pop art. Artistas mais conhecidos: Richard Hamilton, Allen Jones, Robert Rauschenberg, Jasper Johns,  Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Tom Wesselman, Jim Dine, David Hockney e Claes Oldenburg.






Arte Conceitual  (Década de 1960)

Textos, imagens e objetos são as referências artísticas deste tipo de arte. A obra deve ser valorizada por si só. Um dos meios preferidos dos artistas conceituais é a instalação, ou seja, um espaço de interação entre a obra e o espectador. Até mesmo a televisão e o vídeo são usados nas instalações. Destacam-se os seguintes artistas: Joseph Beuys, Joseph Kosuth, Daniel Buren, Sol Le-Witt (principal representante do
Minimalismo) e Marcel Broodthaers, Nam June Paik, Vito Acconci, Bill Viola, Bruce Naumann, Gary Hill, Bruce Yonemoto e William Wegman. 



Propostas para aprender mais sobre as vanguardas 


Algumas  propostas de trabalho com as vanguardas e seus artistas:

1 - Folheto de Divulgação de um artista
Que tal produzir um folheto para um dos artistas das vanguardas? Há muitas curiosidades sobre eles que seria interessante poder divulgar. Você pode ter recebido por sorteio um artista e agora precisa pesquisar sobre ele, investigando em várias  fontes para então separar tudo o que achar importante para colocar no folheto. Vale acrescentar algumas obras e também até uma foto dele.
Para ter dicas, clique em  Passo-a-Passo/Como fazer folhetos  neste blog e descubra como utilizar o programa Publisher para fazer o folheto ou o Word.
Depois de pronto, é só pensar em uma maneira bem criativa de apresentar seu artista para seus colegas de classe! 

2 - Recriação de uma obra de arte das vanguardas
Do mesmo artista que fez o folheto, você pode escolher uma de suas obras e fazer uma recriação de várias maneiras, explorando as linguagens da Música, do Teatro ou Visuais: 
- Música: Observe bem a obra e imagine que música poderia compor sobre ela. Descreva em sua letra seus detalhes, cores, estilo, o tema de inspiração do artista... Pode ser uma paródia ou uma criação original. Para apresentá-la, se souber tocar um instrumento, vai ficar show no acompanhamento! Caso não souber, pode ser à Capela (só a voz) ou com um acompanhamento gravado (karaokê). Leve a letra para que seus colegas de classe possam interagir e participar, vai ser divertido!  

- Teatro: Crie uma breve encenação que se inicie imitando a imagem do quadro, congelada (estátua) e desenrole uma história engraçada, trágica, ou como quiser... Porém, no final, termine com a cena do quadro congelada novamente.    

- Visuais: Escolha uma técnica, conforme a obra, que pode ser pintura ou colagem, com os materiais que forem mais favoráveis para manter as características da obra do artista. Não se preocupe em criar uma cópia, mas sim, em incluir elementos atuais e recriá-la, com a sua versão.

3 - Museu Virtual
Crie uma exposição virtual, como uma "curadoria",  com um movimento artístico da vanguarda (pode ser o mesmo do artista que você fez o folheto).  Separe num arquivo em seu computador as obras e suas legendas (título, artista, data, ... site em que encontrou). A proposta do museu virtual é uma exposição em vídeo, que pode ser com o programa Power Point ou o Movie Maker.
Crie um slide inicial, com um nome para a exposição (pode colocar alguma imagem), em outro, elabore  um  texto de introdução sobre o que será visto na  exposição. Nos seguintes, coloque uma obra em cada, com sua legenda. Quando tiver terminado as obras (pelo menos  10), coloque a  Bibliografia (fonte pesquisa/origem das imagens) e, num último slide, os seus dados (nome da escola, ano, nomes do grupo, série).
Não se esqueça de configurar o tempo adequado para a visualização das imagens e leitura dos slides, para que não seja muito rápido. Pode acrescentar um fundo musical adequado.

Bom Trabalho!

Para se divertir aprendendo...


- Vídeo Musical "70 Million" de Hold Your Horses  - recriam obras de várias épocas em seu clipe...
Vídeo com as obras que foram utilizadas e como eles se configuraram



- Vídeo Animação "Kunstbar" - obras das vanguardas na forma de desenho numa história divertida.