domingo, 18 de agosto de 2013

Como fazer folhetos



Os folhetos ou fôlders funcionam como meio de divulgação para vários produtos e serviços. Na arte, eles podem contribuir com a  mediação cultural, favorecendo a aproximação entre arte e público, pois é comum recebermos em exposições e apresentações folhetos que detalham o que será visto ou apresentado.
Para criar um folheto, você pode utilizar o programa Word, configurando o layout da página como "paisagem", margem "estreita" e com três colunas, com espaço de 0,50cm entre elas. Depois que fizer isso, basta digitar as informações que quiser e colocar as imagens.

É preciso criar duas páginas, que depois irá imprimir frente e verso. Cada página tem um esquema do que pode colocar para dar certo na hora de imprimir e dobrar.

Primeira Página -  1ª Coluna:  Informações finais       2ª Coluna: Parte Final                3ª Coluna: Capa
Segunda Página -  1ª Coluna:  Início das Informações          2ª e 3ª Coluna: Informações


     
Você pode verificar se no pacote do OFFICE em seu computador tem o programa PUBLISHER, que é ideal para fazer vários tipos de publicações diferentes. Basta procurar e clicar para começar a utilizá-lo.

    



- Depois que entrar no programa, clique na opção "Folhetos" e basta escolher um modelo para clicar e configurar as cores se quiser alterar.
  - Quando abrir o modelo que escolheu, comece a acrescentar as informações, seguindo o esquema que já vem configurado no mesmo. A primeira parte é o final das informações, a do meio são os seus dados e a terceira é a capa.  É só apagar o que já está no modelo e ir digitando ou colando as imagens que quiser. Quando terminar esta página, clique no nº 2 na aba embaixo da página e abra a 2ª folha para configurar.
 
 
 
 
      
- Na 2ª página, basta seguir o esquema, colocando as informações da primeira coluna para a segunda e depois a terceira. Apague as informações e figuras que o modelo já possui e vá acrescentando o que quer. 
Quando terminar, basta salvar o arquivo como PDF e imprimir frente e verso, com cuidado para dar certo a dobra do folheto.




Caso não tenha esse programa em seu pacote do office, é possível baixar uma versão gatuita para teste por 60 dias através do Baixaki. Basta clicar no link  http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-publisher.htm ,  ver mais informações sobre ele e decidir se deseja baixá-lo em seu computador para utilizá-lo de várias maneiras. Boa Sorte!