segunda-feira, 13 de maio de 2013

Poéticas

Poética Pessoal



Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte. (Proposta Curricular 2009, Secretaria da Educação SP, Caderno do Professor)

Perceber poéticas visuais é viajar pelas obras dos artistas e captar suas marcas pessoais. Para iniciar nossos estudos de poéticas, é importante tentar descobrir sua própria poética, seu repertório pessoal e cultural, seus interesses, seus desejos. Para isso, vamos criar um "diagrama pessoal", que é um esquema, que sugere uma análise, com informações básicas, diretas, de suas preferências, costumes, estudos (Leituras, músicas, comida, lazer, viagens, cursos, expectativas...). Pode ser feito numa folha A4, com formas básicas, como quadrados, retângulos, ... ou ainda num programa de texto no computador (Word ) e, se quiser algo mais elaborado, há programas que podem ser baixados para a criação de Mapas Mentais que servem também para fazer esse diagrama. Segue o link para baixar um deles, que fica em teste para você por 30 dias. Até lá, pode montar seu diagrama, salvá-lo em seu computador ou imprimir.
Link para baixar o programa http://www.baixaki.com.br/download/mindjet-mindmanager.htm      Acessado em 12 Maio de 2013

Exemplo de um diagrama




Poéticas Visuais: A Fotografia



"Os trinta Valérios", de Valério Vieira
Saiba mais em: http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-valerio-vieira.htm

Em Artes Visuais, vamos fazer o estudo na linguagem da Fotografia da poética de alguns artistas, conhecendo seus trabalhos, sua biografia, seus interesses...
Antes disso, que tal descobrirmos um pouco mais sobre a linguagem da Fotografia?
Apesar de tão acessivel através dos celulares e câmeras digitais, já passou por "artigo de luxo", que poucos tinham acesso e que havia uma grande preocupação antes de qualquer "clic", afinal, não se podia gastar um filme com imagens que não ficassem boas. Seu custo na compra do filme e da revelação da foto fazia com que cada "clic" fosse extremamente pensado e calculado.
Para mais informações sobre fotografia   Acessado em 12 Maio 2013.
A Fotografia no Brasil      Acessado em 12 Maio 2013.

A seguir, vamos iniciar nosso contato com as poéticas de alguns fotógrafos atuais, com características bem distintas. É importante conhecer suas biografias e suas obras, entendendo melhor assim, suas poéticas.
Depois de conhecê-los, monte uma tabela comparando suas poéticas (escolha 3 artistas), com as seguintes informações: Nome do Fotógrafo, Formação Intelectual (estudos, viagens...), Procedimentos (como são suas fotos), Temática (os temas, o que retratam). Coloque somente o essencial de cada informação (em ítens), para que a tabela seja direta, como um resumo para estudo, porém, não deixe de colocar tudo o que considerar importante.

Após concluir a tabela, analise-a e responda no verso da mesma as seguintes questões:
- A formação intelectual de cada artista influencia em seu trabalho? Justifique.
- Por que podemos dizer que a fotografia pode ser mais que um registro da realidade?

Fotógrafos para escolha e estudo:



Sebastião Salgado    
Acessado em 12 maio de 2013.

Entrevista       Acessado em 12 maio de 2013.






Cristiano Mascaro
 Acessado em 12 maio de 2013.

Depoimento      Acessado em 12 maio de 2013.





vik_muniz_5.jpg


 
Vik Muniz

Entrevista Vitrine
Montagem foto "Marat"
Trailler filme "Lixo Extraordinário"
Imagens em: http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1592&Itemid=140                Acessados em 12 maio de 2013.

   

Araquém Alcântara       Acessado em 12 maio de 2013.







A seguir, um modelo de como podem fazer a Tabela para  a Análise dos fotógrafos: